Cultura-Alambique

Alambique


É um equipamento usado na fabricação da cachaça. Baseado no processo de destilação simples, foi usado em tempos remotos na alquimia. Consiste na fervura do caldo da cana ( garapa ), fermentado e na extração do alcool etílico através da sua evaporação e condensação por resfriamento. Os primeiros 10%, chamada cachaça da cabeça, e os ultimos 10%, cachaça da cauda, do líquido destilado devem ser eliminados ou reciclados, devido a seus altos teores de toxinas noívas.
Os alambiques mais utilizados são os de cobre, embora possam ser encontrados também de vidro.
Em Minas Gerais existem vários produtores de alambiques de cobre e de cachaça de boa qualidade, espalhados por várias regiões do estado. As cachaças mineiras hoje são exportadas para várias partes do mundo, principalmente para a Europa, além de participar de vários festivais espalhados por quase todos os mêses do ano e em várias cidades de Minas Gerais. Um destes festivais e o festival de Sabará que acontece normalmente no mês de setembro. Vale a pena conferir.

Mas tem também em Salinas, a Expo Cachaça em BH e tantos outros. Um boa opção para consulta destes festivais é o http://www.garimpodacachaca.com/








VOLTAR

Nenhum comentário: