Cultura-Fogão de Lenha




Como construir um fogão a lenha

O fogão de lenha construído de alvenaria funciona com queimadores de ferro unidos numa única chapa, assentada numa cavidade própria onde é colocada a lenha, ao lado dos queimadores há um cubo formado por placas de ferro onde fica o forno. O calor que emana da lenha circula entre a parede de tijolos e as placas de ferro e tem apenas duas saídas: a dos queimadores, para cima e a do forno para o lado.
A Emater criou um projeto de fogão a lenha que não esfumaça a cozinha, economiza lenha e cozinha as refeições com mais rapidez. Foi um sucesso. Seguindo o esquema deste fogão aprimorado pela Emater não há perigo de errar.

Material necessário

· 500 tijolos
· 1 saco de cimento
· 15 latas de areia de 18 litros
· 5 latas de brita zero de 18 litros
· 15 latas de terra argilosa de 18 litros
· 1 forno de chapa de ferro (50x35x35cm)
· 10 kg de ferro 3/16 ( para concreto)
· 1 chapa de ferro fundido com 3 furos, reduções e tampa para os queimadores.
· 0,5 cm de chapa de ferro 16 dobrada em 10x10 cm tipo metalon ou cano de 4 polegadas.
· 0,30 cm de cano galvanizado 3/8
· 25 m de arame farpado.

As Lajes e a preparação do terreno
· Devem ser feito quatro lajes de concreto, feitas com 8 dias de antecedência com 4 cm de espessura
· As lajes A e B são feitas com ferros para concreto, as C e D com arame farpado
· A abertura na laje D deverá ser do mesmo tamanho da chapa de ferro dos queimadores e deve ser chanfrada com 2,5 cm de largura nas bordas para que a chapa encaixe e não fique ressaltada, deve ter também uma folga de 0,5 cm em volta da chapa para dilatação.
· Nivele o local da construção, pregue nos cantos pedaços de ripa para que o esquadro não fuja e prepare o local da construção.

Medidas
Laje A= 87,5 x 63,0 cm
Laje B= 87,5 x 63,0 cm com abertura de 34,0 x 18,0 cm, centrada e afastada de 34,0 cm do lado maior.
Laje C= 69,0 x 63,0 cm
Laje D= 120,0 x 69,0 cm com abertura do tamanho da chapa e centrada com afastamento de 20,5 cm do lado frontal.

Preparo do Concreto
A proporção da mistura de deve ser de 2,5 de areia, 1 de brita fina (zero), e 1 de cimento. Misture bem com água moderada, o suficiente para amolecer a massa. Coloque nas formas com os ferros ou o arame farpado espalhados em forma de rede espaçados em 10 cm e suspensos do fundo por 2 cm. Espalhe homogeneamente com uma colher de pedreiro depois nivele com uma régua de alumínio. Para que ela fique mais lisa, polvilhe a parte superior com cimento e alise com uma desempenadeira de fero. Deixe secar por 8 dias, não deixando de molhá-las diariamente.

Preparo da Argamassa para o assentamento
A proporção da mistura de deve ser 1 de areia, 1 de terra argilosa e 1 de cimento. Misture bem até que a massa esteja bastante homogenia.
Assentamento dos tijolos
Assente uma fileira de tijolos formando um retângulo de 1,75m por 63,0 cm em esquadro. Faça um piso de concreto deixando-o bem liso. Depois assente até a sétima fileira conforme mostrado na figura 2. No respaldo da sétima fiada assente as lajes A e B. Deixe a parte mais larga da abertura da laje B no sentido longitudinal para frente do fogão.



Sobre a laje assente uma camada de tijolos e sobre a abertura da laje assente de espelho deixando um intervalo de 1,5 cm um do outro para formar uma grelha onde cairão as cinzas da queima na fornalha. Deixe a grelha e os outros tijolos no mesmo nível, cortando os tijolos da gralha se for necessário. Assente mais uma camada do tamanho do forno.






Fornalha
Assente 5 fiadas de tijolos em volta do fogão deixando o vão para a entrada do forno. Na direção da grelha perpendicular a lateral assente 5 fiadas ficando no centro sem dois tijolos. Para formar a fornalha deixe a parte interna com 33 cm de largura, assentando lateralmente tijolos em espelho afunilando no mesmo ângulo da chapa dos queimadores até o final da grelha. Faça acabamento de argamassa na parte interna da fornalha. Se quiser colocar uma serpentina para aquecimento de água, fixe nas laterais da fornalha. Assente com argamassa a laje D.


Forno
Para o forno assente mais 4 fiadas de tijolos, inclusive sobre o final da laje D. Fixe as cantoneiras nas laterais até o fundo a 7 cm do piso do forno e a 2,5 cm da lateral. O forno de metal será colocado como se fosse uma gaveta sobre as cantoneiras. Assente agora a laje C sobre o local do forno, verificando antes se o forno de metal cabe no vão, ficando 7 cm folgado no piso e 5 cm folgado até a laje. Feche a abertura do forno que estiver excedendo o painel do forno de metal.

Chaminé
Na parte de trás do fogão junto ao forno assente tijolos em espelho ficando a parte interna em 15 x 15 cm. Encha de terra ou areia até 10 cm abaixo do nível da fornalha. Cimente neste nível deixando uma saída com cano galvanizado para possível entrada de água da chuva. Una com um cano de 4 polegadas ou a chapa dobrada no formato 10 x 10 cm a parte traseira do forno com a chaminé. Suba a chaminé até um ponto mais alto que o telhado da casa. Coloque um chapéu de telha ou chapa de ferro galvanizado sobre a chaminé para evitar água da chuva, deixando aberturas de 10 cm nas laterais para a saída da fumaça. A chaminé pode ficar externamente a casa.



Fluxo do ar no fogão

Preparo da Argamassa para o Reboque
A proporção da mistura de deve ser 2 de areia, 2 de terra argilosa e 1 de cimento. Misture bem até que a massa esteja bastante homogenia.
Reboque toda a parte externa do fogão com argamassa de areia, argila e cimento. Dê acabamento final na cor que preferir. Pode ser colocada também uma tampa articulável na entrada da fornalha e do depósito de cinzas. Boa sorte.



2 comentários:

Anônimo disse...

em que momento da construção é utilizado o metalon?

Apresentação disse...

Caro amigo. Obrigado por ter visitado o blog. O metalon ou tubo de metal é colocado no final da construção. É usado como união entre o forno e a chaminé. Ele é colocado antes de subir a chaminé de alvenaria.