Cidades de Minas-Barbacena

Barbacena - Cidade das Rosas

Um pouco de história

A "cidade das rosas" nasceu na cabeceira do rio das Mortes. Inicialmente, integrava a área de aldeamento dos índios Puris da grande família dos Tupis, quando os primeiros povoadores se estabeleceram no local chamado Borda do Campo, também denominado Campolide, onde erigiram a capela de Nossa Senhora da Piedade.Em 9 de março 1840 foi elevada à categoria de cidade, com a denominação de nobre e muito leal cidade de Barbacena.Em 7 de setembro de 1923 foi dado ao distrito da sede o nome de Barbacena, pois ainda era denominado de Nossa Senhora da Piedade de Barbacena



Barbacena possui um clima tropical de altitude, com invernos frios e verões amenos. A temperatura média anual da cidade é de 17°C.


Barbacena e a Inconfidência Mineira

Cinco dos inconfidentes pertenciam a Vila de Barbacena:

Domingos Vidal Barbosa Lage, irmão do brigadeiro José Vidal; obteve comutação da pena de morte, foi exilado para a Ilha de S. Tiago do Cabo Verde, onde faleceu oito meses após a sua chegada, no Convento de S. Francisco da Cidade de Ribeira Grande.
Coronel Francisco Antônio de Oliveira Lopes, morreu no degredo, em Bié na África.
Padre José Lopes de Oliveira, falecido no cárcere na fortaleza de São Julião da Barra, em Lisboa.
Padre Manuel Rodrigues da Costa, proprietário da Fazenda e Capela do Registro Velho, depois de preso e degredado para Portugal retornou ao Brasil e tomou parte ativa nos acontecimentos do "Fico", da Independência, foi eleito para as Cortes em 1820 e participante da Revolução Liberal de 1842.
José Aires Gomes, Coronel de milícias, um dos subscritores da petição ao Visconde de Barbacena para a criação da Vila, proprietário da Fazenda da Borda do Campo, onde hospedou Tiradentes e foi local de "conventículos" da Inconfidência, morreu no exílio no presídio de Inhambane em Moçambique.

Após a morte de Tiradentes, a vila de Barbacena recebeu um dos seus braços, que teria sido erguido numa "picota" no adro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário em cujo adro teria sido sepultado. A bandeira e as armas e brasão da cidade, que contém um braço estendido, memorizam este fato. As estrelas representam seus municípios e o triângulo Minas Gerais.


Bandeira de Barbacena


Pontos Turísticos de Barbacena


Por que Cidade das Rosas.

Conhecida como a ‘Cidade das Rosas’, está localizada na Serra da Mantiqueira e é referência para a floricultura brasileira. O clima e altitude são ideais para o cultivo dessas flores, cujas cores, formas e aromas encantam e agradam consumidores de todo o mundo.
Nos anos 70, a cidade foi pioneira na produção de rosas no País e exportava para Alemanha, França e Estados Unidos, além de atender a demanda dos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e de outras cidades brasileiras

Festa das Rosas é no mês de outubro

EVENTOS QUE VALEM A PENA CONFERIR EM BARBACENA

Fevereiro
Carnaval – Centro da cidade ( Muito bom )

Abril
Exposição Nacional do Campolina Pampa- Parque de Exposições
Semana Santa – Principais igrejas católicas da cidade
Jubileu de São José Operário – Basílica de São José

Maio
Exposição Agropecuária de Barbacena- Parque de Exposições ( Muito bom )

Julho
Festival da Loucura- Museu da Loucura

Agosto
Festa do Morango – Pinheiro Grosso

Outubro
Festa das Rosas – Parque de Exposições
Festa do Rosário- Igreja do Rosário ( Folia de Reis e Grupos de Congada )


Onde ficar


Ônibus

BH / Barbacena
Viação Atual
(0xx31) 3272-6104
Rio de Janeiro / Barbacena
Viação Útil
(0xx31) 3271-6115
São paulo / Barbacena
Viação Gardenia
0300 3132020
Brasília / Barbacena
Viação Itapemirim
(0xx31) 3271 2903

Link sobre Barbacena

Cidade de Barbacena
Museu da Loucura

Um comentário:

Lorena disse...

E o que significa as estrelas da Bandeira?